26.8.15

“Pneus de estrada não tem aderência suficiente para freios a disco”. Essa afirmação está errada!

Sempre que o assunto freios a disco em bikes de estrada aparecem aqui no site, vem uma avalanche de comentários dizendo que os pneus de speed não oferecem a condição de aderência suficiente para o uso de freios a disco.
Como eu estou numa política de não ficar mais discutindo com as pessoas pelos comentários do site, nem facebook, então vou escrever um post inteiro para responder para todo mundo e não para uma ou outra pessoa específica.
Não! Essa afirmação está ABSOLUTAMENTE equivocada!!!! Eu até entendo a confusão das pessoas que não praticam MTB e tem essa impressão de que o pneu de MTB oferece uma aderência muito maior do que os pneus finos de speed. Mas isso não acontece em condições normais.
Nas trilhas, principalmente em locais de cascalho solto, lama ou poeira, a aderência no MTB é tão baixa, que se você triscar nos freios, você irá cair no chão com certeza.

Foto: © Bartek Woliński
Foto: © Bartek Woliński

O pneu de Speed é mais fino, mas em contato com o asfalto, ele oferece MUITO mais aderência no que um pneu grosso de MTB na terra, mesmo se o asfalto estiver molhado.
Basta ver uma corrida de speed e uma corrida de MTB. Você vai ver ciclistas de estrada fazendo curvas a 40… 50… 70… 80km/k com a bike colada não chão. Isso não acontece no MTB, dependendo da curva, com 20km/h, o ciclista está derrapando e controlando o descontrole da bicicleta.
Outro exemplo bem simples é você tentar pedalar em pé na MTB sobre o cascalho… A roda traseira patina e muitas vezes você não consegue pedalar. Vocês já viram isso acontecendo com uma speed?

Curva_01

E é justamente por conta disso que o freio a disco é tão necessário no MTB, porque a precisão dele é muito maior do que a precisão do freio no aro.
Em média, os freios no aro precisam de 200 libras de pressão por polegada quadrada no aro para que ele trave a roda. O que dá uma margem de trabalho de 0 a 200 libras para se trabalhar.
Vejam como a roda chega a dar pequenas travadas, mas é possível ir controlando a frenagem, mesmo com aderência praticamente zero.
Como o disco é pequeno e fica localizado no centro da roda. A alavanca é muito menor e a pressão necessária para que a roda trave é de cerca de 1.000 libras por polegada quadrada. Ou seja, uma área de trabalho de 0 a 1000 libras. O que é 5 vezes maior do que o freio no aro.
A potência de frenagem em sí, não importa muito, porque ambos os tipos de freios tem potência suficiente para travar a roda. A questão é justamente a precisão que você precisar ter para controlar o freio antes do ponto da roda travar. E é exatamente essa precisão que o freio a disco oferece e que permite que o ciclista pare de forma mais eficaz, aumentando a segurança.
Quem faz MTB sabe que mesmo nas situações onde a aderência é praticamente ZERO, é possível ter claramente a sensação do momento em que a roda está para travar.
Eu já tive a oportunidade de testar os freios a disco em speed algumas vezes e a diferença é MUITO grande. Você consegue freios no meio das curvas sem ter a sensação de que a bicicleta irá derrapar, o que é difícil de fazer com freio no aro e se tiver molhado então, não dá nem para discutir.
Nesse caso, a grossura do pneu de MTB, nem a finura do pneu de speed, não são sinônimo de mais aderência.

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